Índice
ToggleIntrodução:
Consumidores cativos são aqueles que realizam uma contratação simples por meio das distribuidoras, onde o fornecimento de energia ocorre mediante ao pagamento de uma única fatura mensal
Consumidores livres contratam sua energia livremente, o pagamento da energia é feito por meio de contratos de compra com o fornecedor escolhido e os custos relacionados ao uso do sistema de distribuição pagos à distribuidora. É necessário também tratar de particularidades e atividades no Ambiente de Contratação Livre (ACL).
Quais são os tipos de consumidores no Mercado Livre?
Para se enquadrar como um consumidor livre é preciso ter uma demanda mínima de 0,5 MW (Mega Watt) que é a demanda de potência que a distribuidora deve fornecer para que este consumidor consiga atender sua carga a qualquer momento do dia, nessa classificação o consumidor pode comprar sua energia de diferentes fontes de geração.
Um consumidor especial também segue a mesma regra de demanda mínima, mas este pode unir sua carga com outros consumidores em uma comunhão de fato ou direito até que atinjam um valor mínimo de 0,5 MW ou mais por submercado de energia. Este consumidor pode comprar apenas energia do tipo especial (Biomassa, Solar, Eólica e PCH).
Uma comunhão de fato é aquela em que as unidades consumidoras estão localizadas em área contigua. As unidades consumidoras de mesma raiz de CNPJ situadas no mesmo submercado formam uma comunhão de direito.
A Tempo Energia pode te ajudar em todo processo de migração e no enquadramento para se tornar um consumidor livre ou consumidor especial. Entre em contato com nosso time de especialistas, realize um estudo de viabilidade e comece a economizar.