Índice
ToggleIntrodução
“Consumo – TUSD”, “Fio”, “Energia ativa – Fornecimento”, “Demanda” são algumas das nomenclaturas encontradas nas faturas de energia e relacionadas às Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD). Essas tarifas dizem respeito à função primordial das distribuidoras que é fornecer energia com qualidade para todos os consumidores em suas áreas de concessão, ou seja, são incluídos os custos com as subestações, transformadores, fios, postes e potenciais perdas.
Entendemos em artigos anteriores a estrutura da fatura de energia, suas subdivisões e peculiaridades para o mercado regulado e para o mercado livre. No presente texto, iremos nos aprofundar sobre as Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição que é um componente da fatura e entender como podemos usufruir de alguns benefícios relacionados a esses valores no mercado livre.
Composição da TUSD
A TUSD é composta por uma parcela relacionada ao transporte instantâneo da energia – consumo e uma parcela relacionada à potência requerida pelo consumidor – demanda contratada. Para a primeira, a base unitária das tarifas é R$/MWh e, portanto, engloba os custos sobre o uso da rede de distribuição que a distribuidora providenciou para que o consumo fosse atendido à cada hora. Já para a parcela referente à demanda contratada, a base unitária das tarifas é R$/kW e representa a potência instantânea utilizada. Em outras palavras, atribui-se a quanto cada consumidor exige fisicamente da rede de distribuição quando aciona os equipamentos da sua empresa e, portanto, compete à distribuidora a obrigação de disponibilizar essa capacidade junto ao seu sistema.
Quando o consumidor migra ao mercado livre de energia, sabemos que o sistema de distribuição não é afetado de forma alguma. A energia continua sendo entregue por meio dos fios, postes, subestações e toda rede do sistema de distribuição em geral. Portanto, quais os benefícios relacionados a TUSD que a migração ao mercado livre pode gerar?
Benefícios relacionados a TUSD
Umas das opções possíveis de energia a serem contratadas no mercado livre são as energias incentivadas. A energia incentivada é a energia gerada com fontes renováveis, com menor impacto ambiental e é fruto do objetivo de ampliar a matriz elétrica brasileira com fontes mais limpas e diversas. A legislação vigente confere ao consumidor que utiliza essa energia descontos de 50% a 100% em algumas Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição.
Apesar da energia incentivada ter um maior valor atrelado, o desconto em algumas parcelas da TUSD confere uma economia substancial aos consumidores finais. Por este e outros motivos, cabe ao time de gestão analisar cada caso para definir a melhor fonte de energia em cada contratação no mercado livre. Ficou com alguma dúvida ou deseja usufruir deste benefício do mercado livre de energia? Converse com os especialistas do time de gestão da TEMPO ENERGIA e analisaremos o seu perfil de consumo e qual fonte de energia potencializa a sua economia.